Fitness e Nutrição


26/08/2013

OS PRINCIPAIS ERROS NA ESTEIRA

* Apoiar-se nas barras: além de aumentar o seu risco de cair, faz você se cansar mais do que deveria, pois você forma músculos não envolvidos na corrida, como ombro e tríceps.

* Abusar da velocidade: muita gente que começa a correr acha que quanto mais rápido, mais resultado. Só que o melhor é imprimir velocidade aos poucos. Um meio de fazer isso com segurança é adotar um treino intervalado, alternando períodos em velocidade alta e baixa.

* Não usar a inclinação: é um desperdício, pois simular subidas e descidas torna a corrida mais dinâmica e eficiente. Para se adaptar, utilize a inclinação de forma progressiva - a cada um minuto, altere - e sempre com o auxílio de um professor.

19/08/2013

CONSULTA NUTRICIONAL E SUAS ETAPAS

O atendimento nutricional, que em média leva quarenta e cinco minutos para ser feito, consiste em uma completa avaliação dos hábitos alimentares do indivíduo e pela elaboração do plano alimentar, oferecido da seguinte forma:

Avaliação alimentar: aplicação de perguntas (anamnese alimentar) para que a nutricionista possa conhecer os hábitos do paciente, seus horários, locais de alimentação, assim como suas restrições e preferências alimentares.

Avaliação clínica: consiste na aplicação de um questionário para que seja avaliado o histórico de doenças do paciente e de sua família, bem como o uso de medicamentos e seus exames laboratoriais já realizados. Esta avaliação é completada com análise física, detectando a presença de edemas, manchas na pele, danos nos cabelos e outros.

Avaliação antropométrica: por meio da verificação do peso e da estatura, calcula-se o índice de massa corporal (IMC) do indivíduo. Esta avaliação ainda inclui a medição das principais circunferências corporais (braço, quadril, cintura e abdômen) e com a verificação do percentual de gordura.

Avaliação do gasto energéticoo objetivo desta etapa é conhecer a rotina do paciente, dados de suas atividades diárias e informações sobre a prática de exercícios. A partir desta averiguação, calcula-se o metabolismo basal e o gasto energético diário.

Estabelecimento de metas e objetivos: o paciente recebe o resultado da sua avaliação (conhece sua faixa de peso ideal e sua composição corporal) e combina com a nutricionista suas principais metas e objetivos do trabalho.

Reeducação alimentar: A reeducação alimentar é iniciada e continuará durante todo o acompanhamento. Ela consiste em três etapas: abandonar gradualmente os hábitos alimentares indesejáveis, manter as condutas saudáveis e incorporar, aos poucos, novos comportamentos alimentares.

Elaboração do plano alimentar personalizado: será elaborado o plano alimentar do paciente de acordo com seus objetivos, idade, gostos, preferências, condição fisiológica e econômica. Todos os planos são individualizados, variados e flexíveis. Assim, o paciente terá uma alimentação saudável, sem precisar abrir mão de seus alimentos preferidos.  
  
Após sete dias, num segundo encontro - pessoalmente ou online - entre nutricionista e paciente, com duração média de 15 minutos, acontecerá a entrega do cardápio. Embora a pessoa possa escolher outros meios de receber o seu cardápio a não ser pessoalmente, frisa-se a importância desta consulta (retorno), pois é o momento para dirimir quaisquer dúvidas relacionadas às quantidades e substituições dos alimentos prescritos.

NutricionistaCarolina de Souza Rogatto – CRN3 11937
Nutricionista Especializada em Nutrição Esportiva e Qualidade de Vida
Mais informações: srogatto@hotmail.com 
(11) 2236-3426 ou (11) 99878-4544 (Carolina)