26/08/2013
PARECE MAS NÃO É!
Nem toda dor nas costas é culpa da postura ruim ou de um mau jeito na ginástica. A coluna também representa a relação com os nossos limites.
Quando você desrespeita os seus, assumindo mais responsabilidades do que deveria, ela reclama. Daí aquela sensação de carregar o mundo nas costas.
19/08/2013
SAIBA TUDO SOBRE ESFOLIAÇÃO
Dermatologista tira dúvidas sobre a técnica, os produtos e a periodicidade; dependendo do tipo de pele, aplicações devem ser feitas duas vezes por semana ou a cada 15 dias
A esfoliação (não mecânica) já faz parte do ritual de beleza de muitas mulheres, pois promove a eliminação de células mortas da pele, torna mais eficiente a absorção de cosméticos e deixa a derme com tom uniforme e macia.
A médica-dermatologista do Hospital Bandeirantes, Suzy Rabello, aconselha o uso desta técnica para a saúde e beleza do rosto e corpo, porém sugere cuidados preventivos que evitam agressões à pele.
1. O que é a esfoliação?
Esfoliação é a remoção de células descamativas da pele por meio da aplicação de substâncias esfoliantes.
2. Como ela atua na pele? Explique o processo (tecnicamente).Para que ocorra a renovação constante, existe uma descamação diária na nossa pele. Porém, nem todas as áreas descamam por igual. A esfoliação ajuda no processo de remoção dessas células mortas, tentando igualar a superfície. Esse processo deixa a pele mais lisa, com brilho, macia e com melhor capacidade de absorver os cosméticos, como por exemplo, hidratantes e nutritivos.
3. E quais são seus benefícios “internos”? Ela funciona a favor da circulação, por exemplo?
Ela facilita a absorção dos princípios ativos e ajuda a potencializar sua ação, seja para hidratação, ação antissinais ou melhora da circulação. Tudo depende do tratamento que será aplicado na pele.
4. Não esfoliar a pele do corpo traz quais consequências?
Nenhuma em especial, pois o corpo tem seus próprios mecanismos para resolver essa troca de células diárias. Estamos apenas "dando uma mãozinha", mas devemos fazer isto com moderação para evitar o ressecamento.
5. Qual é o procedimento? A pele deve ser preparada de alguma forma?
O ideal é fazer a esfoliação durante um banho morno, aplicando o esfoliante em movimentos circulares e gentilmente, pois a intenção é esfoliar e não "esfolar" a pele. Removemos, a seguir, os resíduos do cosmético ainda no banho morno.
6.Como escolher um esfoliante correto?
Opte por boas marcas ou siga a orientação de seu dermatologista.
7. Alguns esfoliantes são mais abrasivos que outros?Com certeza. E o mais importante é nunca esfregar com força. O produto deve ser aplicado com delicadeza, em movimentos circulares e com a pele umedecida.
8. Quais os ingredientes fundamentais de um esfoliante? O que a consumidora precisa observar no rótulo do produto?Normalmente, o produto vem em forma de sabonetes líquidos com componentes esfoliantes que podem ser naturais, como sementes de frutas, ou sintéticos, como micro partículas acrílicas. São encontrados, também, na forma de cremes.
9. Se a esfoliação for feita com misturas caseiras – e não produtos industrializados – quais seriam esses ingredientes?
Esse tipo de esfoliante não deve ser usado, pois mesmo com ingredientes caseiros podemos agredir demais a pele ou mesmo manchá-la. Existem diversos tipos de cosméticos no mercado com preços acessíveis.
10. A bucha é um esfoliante? Ela sozinha basta?
A bucha promove uma remoção muito agressiva da porção externa da epiderme, não devendo ser utilizada rotineiramente.
11. Deve haver alguma atenção especial às áreas específicas do corpo, como cotovelos e joelhos? Aliás, o que tanto essas áreas têm de diferentes?
Nem sempre a esfoliação é o caminho mais correto para a melhora da pele mais espessa, devemos utilizar hidratantes adequados. Nos casos de queratose pilar – problema normalmente encontrado nos braços, coxas e na lateral do abdome como pequenas bolinhas grosseiras, a esfoliação pode piorar.
12. Neste caso, muda-se o esfoliante ou é o mesmo para o restante do corpo?
No caso de uma alteração grande nessas áreas, se com a esfoliação e hidratantes habituais não há melhora, o correto é procurar do dermatologista para a prescrição de um medicamento adequado.
13. Quantas sessões são necessárias por semana? A quantidade difere de acordo com o tipo de pele?
Depende do tipo de pele. Sim. Podemos realizar esfoliação uma ou duas vezes por semana. Em casos mais intensos ou em áreas específicas é recomendável uma vez por semana ou a cada 15 dias e assim por diante.Antes de fazer uma esfoliação, consulte um dermatologista para analisar a sua pele e receber informações mais precisas sobre esse procedimento e o que usar a seguir.
14. Podemos esfoliar o corpo em qualquer época do ano? Por quê?Sim. Precisamos apenas ter mais cuidado com a hidratação e até a lubrificação nas épocas frias. Esta recomendação ainda é maior para pessoas com pele seca.
15. Em quais condições a pele não pode receber esfoliação?
Em algumas patologias como acne inflamatória (pústulas), psoríase e vitiligo, além de pele muito sensível ou ressecada.
16. Porque os pés precisam da esfoliação?
Porque como cotovelos e joelhos possuem uma camada externa mais espessa, já que sustentam todo o peso do corpo. Além da esfoliação, merecem uma massagem. Se for feita por outra pessoa, melhor ainda!
17. Depois da esfoliação (do corpo e dos pés), é necessário passar um hidratante? Qual a importância disso? Vale substituir por um óleo?
Você pode optar por usar um ou outro, ou até os dois. Ao terminar o banho, ainda molhada, aplique o óleo, massageie e enxugue-se depois.Ainda úmida, aplique um hidratante imediatamente e depois seque.
18. Se logo após a esfoliação, a mulher precisar se expor ao sol, é preferível o protetor solar em vez de hidratante comum?
Recomendo os dois, pois filtro solar deve ser usado diariamente, mesmo na cidade. Aplique o hidratante, espalhe bem, deixe absorver e posteriormente, passe o filtro.



